A Prefeitura de Salvador não é a única em campanha para expandir seus limites territoriais, criando rusgas com a vizinhança no processo. Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Dias D’Ávila também deu indícios de que pretende empreender esforços no sentido de ampliar a área geográfica do município. Representantes do poder executivo se reuniram com a Comissão de Divisão Territorial do Estado.
Em nota divulgada posteriormente, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura definiu o referido objetivo como um “compromisso da atual gestão”, citando explicitamente que o município tenta reaver terras que foram perdidas. “Após estudos feitos pelo IBGE, na época da emancipação a divisão do município não foi feita dentro de um padrão técnico”, consta na nota.
Camaçari é a cidade que divide a maior faixa de linha divisória com Dias D’Ávila, seguida por Mata de São João e São Sebastião do Passé, entre as mais expressivas.
Estiveram reunidos representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, além do vice-prefeito Geraldo Requião, da secretária de Governo Tina Costa e do deputado estadual Bira Coroa.