A vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Luiza Maia, rebateu nesta segunda-feira (20) a declaração machista do deputado Sandro Régis. O parlamentar defendeu como natural os conteúdos exibidos nos programas da Rede Globo que rebaixam às mulheres como mera mercadoria. “Sandro Régis precisa refletir sobre o papel e o avanço da mulher na sociedade. Não é razoável, uma autoridade como ele ter essa posição. Ele precisa defender o direito de todos e não somente dos homens”, diz a parlamentar.
Maia aproveitou para criticar programas como Big Brother Brasil, telenovelas e humorísticos. “O que a Globo faz é uma campanha contra a dignidade das mulheres. Esse BBB é a prova da pornografia explícita em rede nacional. Nas telenovelas a imagem da mulher, por exemplo, está sempre associada à superexposição do seu corpo, à erotização ou, à burrice extrema. Isso só reforça ainda mais a violência. É impressionante como isso ocorre de forma descabida e mesmo assim situações do tipo são encaradas como normal. Precisamos ter coragem para fazer o enfrentamento”.
Por isso, a deputada agora está lutando para aprovação do seu mais novo Projeto de Lei que proíbe, no Estado da Bahia, divulgação de mensagens publicitárias, diretas, indiretas ou subliminares, com apelo sexual em periódicos, cartazes, outdoors, assim como nas emissoras de televisão. “Esse projeto segue a linha do Antibaixaria que é valorizar a mulher em todos os aspectos. Combatemos a desmoralização na música e agora vamos atacar o abuso das imagens na publicidade”, define.