Nesta quinta-feira (11), o presidente Lula (PT) está em Salvador, participando da primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, na Arena Fonte Nova. Em seu discurso ele relembrou as eleições estaduais de 2022 e comparou as percentagens dos candidatos, se referindo a ACM Neto (União) como “Grampinho”.
Lula contava sobre o processo de definir um candidato a governador do estado e que não estava confiante sobre a vitória de Jerônimo (PT), devido as pesquisas, e citou o ex-prefeito com um apelido.
“Eu vim pra cá, Jerônimo tinha 3%, e o ‘grampinho’, quase 80%. Bem, o que aconteceu é que o homem que estava com 3% ganhou do outro que estava com 65%. Eu devo à Bahia muita gratidão. Não só por isso, mas também porque, em todas as eleições na Bahia, eu ganhei no primeiro turno”, disse Lula.
O apelido para ACM Neto é por conta do avô, que foi denunciado por um esquema de grampos telefônicos. O presidente está cumprindo duas agendas na capital baiana, no qual irá assinar, ainda hoje, a lei que incentivo à Cultura, Paulo Gustavo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 17h.