O atleta Nilton Ferreira, de 58 anos e morador de Salvador, sofreu um infarto e três paradas cardíacas durante o Campeonato Brasileiro de Judô, que ocorre em Pindamonhangaba (SP).
O caso aconteceu na última sexta-feira (18). Nilton, que também luta jiu-jistu, estava em busca de seu tricampeonato na categoria veteranos, mas acabou passando mal e foi levado imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital, onde permanece internado em coma induzido.
Agora, amigos, familiares e alunos buscam ajudá-lo a se recuperar, através de uma campanha de doação nas redes sociais para arrecadar recursos destinados a manter o tratamento de Nilton. Além disso, também custear a viagem do lutador para a cidade, para que possa acompanhar de perto a reabilitação.
As contribuições podem ser feitas por meio da chave Pix do irmão do atleta, Carlos Augusto Tavares Ferreira: (71) 99985-8091.
Recorrência de casos
Não é a primeira vez que isso acontece durante o Campeonato Brasileiro de Judô.
Luiz Fernando Cherubini, que representava a cidade de São José dos Campos (SP), também atleta na categoria veteranos, sofreu um mal súbito após competir e morreu no local.
Muitos questionaram à organização do evento se o trabalho de equipe médica estava sendo feito de forma correta. Em resposta, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) afirma que o protocolo de primeiros socorros foi eficiente, realizando de forma imediata.
Ambulância não estava equipada com desfibrilador e oxigênio para o socorro imediato