Anatanildes Pereira Bonfim, mais conhecida como mestre Nildes, morreu na manhã desta terça-feira (11), aos 62 anos de idade. Ela, que liderava o grupo Espermacete e era considerada símbolo do samba de roda de Camaçari, se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em maio.
Moradora de Barra do Pojuca, na costa do município, Nildes formou há mais de 30 anos a associação cultural que reuniu crianças, adolescentes e idosas, como uma forma de compartilhar a experiência do samba de roda e passá-la para as gerações futuras, não deixando ser esquecida.
Por sua importância no cenário, mestre Nildes era servidora da Secretaria de Cultura de Camaçari desde 2021, atuando como arte-educadora de Cultura Popular. O órgão, inclusive, manifestou pesar publicamente após a confirmação de seu falecimento, prestando solidariedade a familiares e amigos.
“A colaboradora deixa uma grande contribuição e legado para a cultura e a história do município, por seu notório conhecimento e capacidade de transmissão de saberes e fazeres da tradição popular”, diz a nota.
O vice-prefeito José Tude (UB) também prestou apoio a família e afirmou que Camaçari perde um grande nome da cultura popular. “Aqui, estamos muito tristes com a sua partida, mas gratos por tudo que compartilhamos juntos ao longo da sua jornada”, afirmou.
Mestre Nildes deixa 3 filhos. O velório acontecerá no Centro Cultural Barra do Pojuca e o sepultamento está marcado para esta quarta (12), às 9h.