O menino, de 7 anos, que lutava contra um tumor no cerebelo faleceu nesta sexta-feira (20). Um grupo de amigos, da cidade de Mata de São João, estava promovendo diversas ações para arrecadar fundos em prol do tratamento da criança, mas infelizmente, o pequeno Cauã Henrique Soares não resistiu a doença.
Jack Soares, a mãe do menor, contou que lutou pela vida do filho desde a gestação. Ainda no ventre, o bebê passou por uma correção intrauterina de mielomeningocele, que é uma cirurgia fetal. Quando Cauã completou 4 meses de vida, desenvolveu hidrocefalia e precisou fazer outra cirurgia para colocar válvula, chamada de DVP. Com 6 meses, ela descobriu que Cauã era portador de uma doença chamada de neurofibromatose tipo I. Essas doenças trouxeram algumas deformidades, como a escoliose congênita, bexiga neurogênica, fraqueza muscular e limitação motora para a criança.
Em dezembro de 2022, Cauã foi diagnosticado com tumor no cerebelo, meduloblastoma anaplásico grau IV. Foi realizada a cirurgia de retirada, mas a doença voltou um tempo depois. O menino estava internado no Hospital Teresa de Lisieux lutando pela vida. Ele não estava conseguindo falar e tinha perdido os movimentos do corpo, além de se alimentar por sonda.
Uma vaquinha também estava sendo realizada em prol da campanha, mas foi encerrada nesta manhã. Cauã será lembrado como uma criança que trazia felicidade, luz e muitos sorrisos.
Em nota, a Prefeitura de Mata de São João lamentou:
Hoje, nosso coração está mergulhado em uma tristeza profunda e indescritível ao anunciarmos o falecimento de um pequeno grande guerreiro, Cauã. Cauã, com seus 7 anos de vida, ensinou-nos lições que transcenderão o tempo. Seus olhos brilhantes e sorriso contagiante eram testemunhos de sua resiliência. Filho da professora Jaqueline Soares, que a ele dedicou amor incondicional, e neto da professora Claudia Soares. Seu legado de valentia e alegria de viver nunca será esquecido. Em nosso luto, honramos a memória desse pequeno herói, e nossos pensamentos estão com sua família nesse momento de profunda tristeza.