O PMDB e PCdoB não conseguiram afinar os discursos na cidade de Madre de Deus até o momento e quem comemora é a prefeita recém-eleita Carmen Gandarela (PT). Os peemedebistas alegam que o vereador Dailton Filho vêm pontuando melhor em sondagens internas feitas na última semana, mas o argumento encontra resistência por parte do pré-candidato comunista, Janatan Silva que alega que ter recebido 35% dos votos válidos na última eleição, o que lhe credência como candidato.
O racha entre o PT e o PCdoB ficou evidente, tanto que o PT chegou a lançar pré-candidatura de Celso Babi na cidade de São Sebstião do Passé como forma de vingança com o partido na cidade em que participa do governo. O PT recuou em São Sebastião, mas Janatam Silva afirma que irá sim enfrentar o PT, com apoio ou não de Dailton Filho.
Assessores de Dailton Filho deixaram vazar que o comunista Janatan teria feito um acordo de apoiar Dailton nesta eleição se não fosse eleito prefeito na eleição suplementar em que perdeu para Carmen. Janatam que ficou com recall da eleição acredita que agora é a sua vez e que seu nome está firmado no eleitorado da cidade, sendo a alternativa viável para derrotar a prefeita.
Há ainda nesse tabuleiro, o pré-candidato do PPS, Val Peças que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Janatan. Val Peças tem garantido que está bem posicionado nas pesquisas e que a oposição deve investir em um nome novo, que seria o seu.
A decisão sobre quem enfretará a atual prefeita deve passar ainda pleo aval da ex-prefeita Nita de Brito (PMDB) que é a líder política do grupo de oposição. Conforme apurado pelo RMS Noticias a ex-prefeita ainda não decidiu a quem dará seu apoio, o que deixa o tabuleiro da oposição ainda mais complicado.