Vinte e cinco bombeiros da Bahia seguiram nesta quarta-feira (15) para o Rio Grande do Sul. Desses, 13 seguem de avião e outros 12 vão por terra, levando ainda três viaturas e equipamentos de proteção individual. Os militares vão substituir os 23 bombeiros que estão atuando no estado gaúcho e retornam a Salvador até esta sexta-feira (17).
“Para nós vai ser um desafio, pois a situação lá está muito delicada. Neste momento existe a necessidade de fazer a permuta da tropa, pois esse é um trabalho bastante desgastante, tanto físico como emocional. Vamos reunir forças com os outros corpos de bombeiros e levar também um pouco de conforto para os gaúchos“, explicou o coronel Aloísio Fernandes.
Para a sargento Eliane Dias, atuar numa situação tão delicada como essa, vai ser uma experiência nova. “Por mais que façamos treinamentos e cursos específicos, casa situação é única. Sabemos que a chance de encontrar pessoas com vida é cada dia mais remota, mas só em levar o ente querido para que a família tenha uma despedida digna, é gratificante“, observou a bombeira.
Desde o último dia 2, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) enviou 23 bombeiros para as terras gaúchas. Os militares estão atuando nas regiões de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, principalmente em busca de pessoas desaparecidas e resgate de animais, além de varredura em áreas de risco e retirada de cabos de energia expostos.
Até esta terça-feira (14) a tropa do CBMBA que atua no Rio Grande do Sul resgatou pelo menos 213 pessoas em áreas de risco, 20 animais e recuperaram sete corpos.