Já foram eliminados 65 candidatos por uso indevido de celulares, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo informações divulgadas na noite de sábado (8) pelo Ministério da Educação (MEC). No ano passado, 47 inscritos foram excluídos da avaliação. No comunicado, o ministro da Educação, Eduardo Paim, lamentou profundamente a morte da candidata Edivania Florinda de Assis, 32, em Olinda (PE), que segundo laudo do Instituto Médico-Legal (IML) faleceu de edema agudo pulmonar após passar mal minutos depois de ter entrado no Colégio Santa Emília, onde faria o exame.
Neste domingo (9), os participantes responderão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e matemática e suas tecnologias, no tempo máximo de 5 horas e 30 minutos. Os portões foram abertos às 11h e fechados às 12h, (horário da Bahia, que valeu para todo o país).
A nota do Enem é utilizada para o ingresso em instituições federais de ensino superior, além de permitir acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil (Fies), ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Ciência sem Fronteiras.