A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, classificou como positivo o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (5). Em entrevista coletiva realizada em Brasília, a gestora analisou que, mesmo diante de todas as mudanças em virtude das ocupações, o clima foi de tranquilidade. Segundo o balanço do Inep, das 8.627.195 candidaturas confirmadas, 8.356.215 candidatos fizeram a prova de hoje.
Ainda de acordo com o Inep, 98% dos 16.476 locais de prova não tiveram problemas para a realização do Enem. Porém, 405 locais e 271.033 inscritos tiveram suas provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, por causa das ocupações em protesto contra a PEC do teto.
“Temos muito prazer em dizer que tivemos tranquilidade. Os alunos entraram e saíram dos locais de prova com muita calma. Foi extremamente positivo”, comentou Maria Inês Fini.
Neste sábado, primeiro dia de prova, os candidatos tiveram quesitos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já neste domingo (6), segundo e último dia do Enem, será a vez das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Com informações IG