Na manhã desta sexta-feira (18) outra tartaruga foi encontrada sem vida em Salvador, dessa vez na praia de Ondina. O animal, segundo testemunhas, não apresentava sinais visíveis de manchas de óleo espalhadas pelo corpo. Na quinta-feira (17) uma tartaruga, da espécie oliva, também foi localizada morta na capital baiana, na praia do Jardim dos Namorados.

A praia de Ondina foi uma das recentes regiões do litoral de Salvador à ser contaminada pela substância; o fato registrado na quinta (17) e, por conseguinte, o caso da tartaruga morta pode ter relação com o problema. A situação será apurada.

Após a confirmação desse novo animal encontrado sem vida, sobe para 11 o número de tartarugas mortas só neste mês de setembro, em todo o litoral baiano. Os 10 animais achados antes desse foram contaminados com o óleo, tendo a causa da morte confirmada em decorrência do problema que assola o litoral nordestino.

Vale ressaltar que nesta sexta, completam 15 dias desde a chegada do óleo na Bahia. Até o momento, só na capital baiana, são onze praias contaminadas. Em todo o estado, há ao menos 41 pontos de contaminação.

Em decorrência da gravidade e proporção do problema, o Governo do Estado decretou emergência. O decreto irá liberar fundos para as cidades mais prejudicadas, que, até então, têm custeado a limpeza das praias.

Nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF-BA) e o Ministério Público do estado (MP-BA) ingressaram com uma ação pública contra a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por causa do óleo.

0 0 votos
Article Rating