Na manhã desta segunda-feira (6), durante participação na primeira edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), o major André Presa, da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na orla de Camaçari, falou sobre a aglomeração em uma lagoa da cidade, no domingo (5). Na ocasião, um grupo de pessoas, sem máscaras de proteção e desrespeitando o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, acompanharam de perto a “live” que a banda Harmonia do Samba realizou em um condomínio situado na Costa camaçariense.

Segundo o major, ele não tomou conhecimento do fato. Inclusive, Presa alertou que os órgãos fiscalizadores precisam ser avisados para que se adote as medidas necessárias, com base nas regras municipais, visando evitar esse tipo de situação que, consequentemente, pode ocasionar no aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19), além de possíveis vítimas.

“Não tomei conhecimento do evento. Se vai existir um evento e a gente tem algumas regras, essas pessoas deveriam entender e tomar todas as precauções. Gostaria que as pessoas procurassem os órgãos, a gente está lá para garantir a segurança de todos”, afirmou.

O major também falou que a população precisa respeitar as determinações, destacando o crescimento de casos da doença em Abrantes. No sábado (4), quando foram divulgados pela Prefeitura de Camaçari os últimos dados atualizados por distritos, a região já tinha totalizado 385 infectados: destes, 234 pessoas já estão recuperadas e 15 foram a óbito.

“As pessoas não respeitam […] Em Abrantes é visto muito isso, por isso, teve esse aumento de casos tão rápido”, lembrou o major.

Sobre a live do Harmonia

Nas imagens da “live”, é possível ver a aglomeração de pessoas em caiaques e boias, na lagoa localizada ao lado do palco onde Xanddy cantava.

Em nota, a assessoria de comunicação da banda disse que não imaginava que as pessoas teriam esse tipo de comportamento, no momento em que a Bahia chegou a 2.107 vítimas em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).

“A piscina da casa onde a Live ocorreu estava vazia como é possível ver nas imagens da Live. Realizamos a Live com equipe reduzida e todas as medidas cabíveis de proteção com a equipe de trabalho e protocolo de não aglomeração foram tomadas pela banda. Escolhemos um local afastado, sem grande movimentação. A Live foi realizada em uma casa que fica em um condômino de Interlagos. E, mesmo a casa dando acesso a um lago que os resistentes do condômino podem circular com kaiaques e etc, não imaginávamos que os moradores iam sair de suas casas, por vontade própria, em plena pandemia. Não temos como nos responsabilizar pelo comportamento das pessoas que não fazem parte da equipe. É questão da consciência de cada um”, diz a nota da banda.

Casos em Camaçari

De acordo com o boletim municipal, divulgado na noite de ontem (5), Camaçari já soma 1.780 infectados pela Covid-19, desde o início dos primeiros casos na cidade. Desse total, 948 pessoas já estão recuperadas, 786 casos estão ativos e 46 foram a óbito.

4.5 2 votos
Article Rating