Neste domingo (31), em Brasília, manifestantes se reuniram para realizar um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro. Eles desceram pela Esplanada dos Ministérios, a maioria de carro, e seguiram em direção à Praça dos Três Poderes, local onde estão localizados o Congresso, o Palácio do Planalto (sede do poder Executivo), e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, alguns deles optaram em se concentrar em outro ponto (no gramado em frente ao Congresso).

Bolsonaro usou o helicóptero da Presidência para sobrevoar o ato de apoio a seu governo. Após o helicóptero pousar, o mandatário brasileiro foi para a frente do Palácio do Planalto e, a pé, percorreu o cercado onde se aglomeravam os manifestantes.

Foto: Reprodução

Durante o ato, os manifestantes também defenderam medidas inconstitucionais e antidemocráticas, a exemplo do fechamento do Congresso e do STF, além da intervenção militar.

De acordo com a Constituição, no Brasil, vigora o regime democrático. Com isso, uma intervenção militar seria ilegal. Ainda segundo a Constituição, fica determinado que o Congresso e o STF fazem parte dos poderes da República e devem ter autonomia.

Ao longo da semana passada, a operação da Polícia Federal (PF), autorizada pelo STF e que realizou buscas e apreensões em endereços de empresários e blogueiros ligados a Bolsonaro, causou contrariedade entre os apoiadores mais fiéis do presidente. A operação, parte do inquérito das ‘fake news’ (notícias falsas), que apura ameaças e ofensas à Corte, é de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

0 0 votos
Article Rating