Nesta quarta-feira (9) a Marinha emitiu um novo comunicado, desta vez para informar que as manchas de óleo que afetam o litoral nordestino chegaram à Costa de Camaçari, região metropolitana de Salvador, mais especificamente nas praias de Itacimirim e Guarajuba.

Com isso o número de cidades baianas contaminadas pelo óleo sobe para seis. Além de Camaçari, existem registros em Jandaíra (primeira cidade do estado atingida), Mata de São João, Esplanada, Entre Rios e Conde.

Ao todo, a Bahia, que foi o último estado nordestino à ser contaminado pelas manchas identificadas como petróleo cru, contabiliza, até o momento, 13 praias atingidas.

Todos os municípios afetados ficam localizados no litoral norte do estado. Em Conde, segundo a fiscal ambiental da cidade, Ari da Silva Manaia, cerca de 18 toneladas de óleo já foram retiradas da areia da praia de Sítio de Conde.

Nas localidades de Entre Rios (Subaúma e Porto do Sauipe) e Mata de São João (Praia do Forte), a retirada do óleo ainda não foi iniciada.

Na Bahia, as manchas começaram à aparecer desde a última quinta-feira (3), quase um mês após o início do problema.

Em todo o Nordeste, no total, mais de 130 praias já foram afetadas pelo problema, cuja origem ainda não foi identificada e segue sob investigação.

O Projeto Tamar, que atua na preservação de espécies marinhas em extinção, adotou algumas medidas preventivas, a exemplo da suspensão da soltura de filhotes de tartaruga para preservar os animais que são desovados na Bahia.

Morte de animais

Segundo informações do Tamar três tartarugas foram encontradas na praia de Mangue Seco, em Jandaíra. Elas estavam contaminadas pela substância. Os animais foram levados para a cidade de Aracaju, onde uma das tartarugas não resistiu e morreu na segunda-feira (7), as outras duas seguem em observação.

0 0 votos
Article Rating