Com publicação do Decreto de Número 1067/2020, no Diário Oficial do Município, no sábado (8), a prefeitura de Mata de São João decidiu antecipar a reabertura comercial do ‘Grupo 2’, no processo de retomada da economia do município.

Com isso, salões de beleza, academias de ginástica, lanchonetes, sorveterias, bares e centros culturais, que só abririam no dia 15 deste mês, estarão autorizados a abrir as portas já nesta segunda-feira (10/8).

Segundo a prefeitura, a antecipação teve base na estabilização da curva de contágio do novo coronavírus (Covid-19), bem como na disponibilidade de leitos exclusivos para o tratamento da doença, no Hospital Municipal de Mata de São João.

Conforme a determinação municipal, o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes deve ser até às 23h, e os salões de beleza podem funcionar até às 19h. As academias podem podem permanecer de portas aberta de segunda a sábado, sem restrições de horários.

Assim como na abertura do ‘Grupo 1’ (restaurantes e parques temáticos), os representantes dos estabelecimentos são obrigados a assinar um termo de responsabilidade sanitária. De acordo com a prefeitura, aqueles que desobedecerem as regras determinadas no decreto, terão seus estabelecimentos interditados.

Em trecho que integra o documento, é destacado que: “as medidas previstas podem ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação do coronavirus”. O que significa dizer que, caso o balanço epidemiológico da cidade apresente nos próximos dias siginificativas pioras no índice de contaminação, a gestão municipal poderá retroceder no processo de reabertura.

Reprodução / Prefeitura de Mata de São João

Boletins

De acordo com dados do boletim municipal, divulgado no sábado (8) pela prefeitura, Mata de São João já acumula 458 pessoas que testaram positivo para a Covid-19, desde o início da pandemia. Desse quantitativo, 86 pacientes seguem em isolamento domiciliar, 02 em tratamento hospitalar, 364 são considerados recuperados e 06 foram a óbito.

Reprodução / Prefeitura de Mata de São João

No balanço da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Mata de São João aparece com o total de 446 infectados, e 3 mortes. A taxa de letalidade é de 0,67%.

0 0 votos
Article Rating