Neste sábado (1º), a Prefeitura de Mata de São João usou as redes sociais para falar sobre a retomada parcial de mais atividades econômicas na cidade, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em um comunicado publicado no Instagram, a gestão frisa que é necessário redobrar os cuidados, a exemplo do uso da máscara de proteção facial, e alerta que a população “não confunda reabertura com a cura” do novo coronavírus (Covid-19).

“Hoje iniciamos a retomada parcial das atividades econômicas em nosso município, mas lembre-se de que é necessário redobrar os cuidados, só saia de casa se for de extrema necessidade, se for sair, use máscara, mantenha o distanciamento de no mínimo 1,5M, lave sempre bem as mãos e use álcool em gel. Não confunda reabertura com a cura! A vitória contra o coronavírus está em nossas mãos”, pontuou a prefeitura.

Em Praia do Forte, o sábado é marcado pelo primeiro dia de retorno do funcionamento dos restaurantes, após terem ficado fechado desde março.

O cenário no local era de muitas pessoas pela vila da praia, no entanto, até então, não houve registro de aglomerações. As pessoas, em sua maioria, usavam máscara, um dos equipamentos de proteção que se tronou obrigatório na tentativa de evitar a contaminação pela Covid-19.

Foto: Reprodução /TV Bahia

No local também funciona o Projeto Tamar, que também foi reaberto na presente data, podendo atender apenas com 10% da capacidade total.

Os restaurantes, parques temáticos e atrativos turísticos de Mata de São João tiveram autorização para funcionamento após uma reunião entre a gestão e os comerciantes, na última quarta-feira (29), onde foi ressaltado pela prefeitura uma estabilidade no crescimento do números de novos casos confirmados da doença.

Essa fase é, na verdade, a primeira etapa do protocolo de retomada gradativa do comércio da cidade, conhecida por ter famosos distritos com praias bastante procuradas, a exemplo de Imbassaí e Sauípe.

Funcionamento

De acordo com o decreto municipal, os restaurantes só poderão funcionar até as 21h30 e os parques temáticos e atrativos turísticos até 18h. Entretanto, para que a autorização fosse dada, a prefeitura frisou que os responsáveis pelos estabelecimentos precisariam firmar um Termo de Responsabilidade Sanitária para que os protocolos de prevenção ao novo coronavírus fossem cumpridos.

Neste sábado, data que marca o primeiro dia de retomada, os funcionários dos restaurantes adotaram uso de máscaras e distanciaram uma mesa da outra. A distância mínima permitida é de 1,5 metro.

Além disso, apenas três linhas de mesa puderam ser colocadas do lado de fora. A nutricionista Patrícia Lago, comentou as medidas adotadas.

Casos da Covid-19 em Mata

Segundo o boletim municipal, atualizado pela prefeitura na tarde da presente data, Mata de São João tem 394 casos acumulados do novo coronavírus, desde o início da pandemia.

Do total de infectados, 304 pessoas já estão recuperadas, 82 seguem em isolamento domiciliar, 3 em tratamento hospitalar e 5 pacientes foram a óbito por complicações causadas pela doença.

No Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Mata de São João aparece com 379 infectados e 3 mortes; a taxa de letalidade é de 0,79%.

Reprodução / Mata de São João
3.5 2 votos
Article Rating