As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Mata de São João serão retomadas na segunda-feira (3), conforme anunciado pela prefeitura. As atividades de 27 escolas e nove creches deverão ter continuidade após a interrupção devido à pandemia da Covid-19, no entanto, estudantes serão divididos em dois turnos.
Essa divisão visa diminuir a quantidade de pessoas nos ambientes das unidades escolares. A Secretaria de Educação garantiu ter preparado a estrutura física desses lugares e treinado devidamente os funcionários, para receber todos com “cuidado e carinho”. Duas escolas, no entanto, ainda não funcionam em turno integral, contando com aulas em dias alternados.
Estas são a João Pereira, na comunidade de Açuzinho, e Áureo de Oliveira, em Malhadas, nas quais atividades vão acontecer às segundas, às quartas e às sextas para um grupo e às terças e às quintas para outro grupo. Essas turmas farão um revezamento ao longo das semanas.
“Em Mata de São João oferecemos todas as condições de segurança sanitária e de orientação para os nossos estudantes voltarem às aulas presenciais com segurança. Por isso não tem mais sentido deixar que eles sigam prejudicados”, o prefeito João Gualberto (PSDB) declarou.
Essa retomada vinha sendo ensaiada desde março, quando teve início o programa de atividades pedagógicas intitulado Escola Aberta. De acordo com a administração, nenhum dos 500 alunos e nem os professores que participaram voluntariamente contraíram Covid-19.
Ainda assim, a cidade já totaliza 3.427 casos confirmados e 44 óbitos pela doença, o que representa uma taxa de letalidade de 1,28%. A prefeitura aponta que o contágio pelo novo coronavírus entrou em queda no último mês em Mata de São João e a quantidade de pacientes com o vírus ativo foi reduzida em 57%.