Após mais de 15 micos serem encontrados mortos, em setembro do ano passado, em um condomínio em Costa do Sauípe, no município de Mata de São João, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a localidade está entre as oito cidades que devem receber a vacina contra a febre amarela. A campanha de imunização está prevista para começar no dia 19 de fevereiro.

Atualmente existem 105 municípios nas áreas de vacinação contra a febre amarela. Destes, apenas oito (Salvador; Camaçari; Candeias; Itaparica; Lauro de Freitas; Mata de São João; São Francisco do Conde e Vera Cruz) receberão doses fracionadas e apenas durante o período da campanha de vacinação, que tem início em 19 de fevereiro e vai até 9 de março. Ao término da campanha, caso não haja nova orientação do Ministério da Saúde, os oito municípios voltarão a vacinar as pessoas com dose integral (caso haja disponibilidade). 

A vacina será fracionada para todos os indivíduos não vacinados, exceto crianças menores de dois anos, viajantes internacionais que necessitem do Certificado Internacional e pessoas com algumas condições clínicas especiais, como HIV e pacientes em quimioterapia, por exemplo. Um dose de reforço deverá ser tomada após oito anos.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. É considerada aguda e hemorrágica. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresenta sintoma e evoluem para a cura, quando os apresentam, os mais comuns são: febre, dores musculares, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. 

Vacina

Pessoas que nunca entraram em contato com a febre amarela ou nunca se vacinaram contra ela correm o risco de contrair a doença ao viajarem para locais em que a doença é ativa, mesmo que não haja casos recentes reportados nestas regiões.

 

Veja também: 

Bahia: dose da vacina contra febre amarela é necessária para quem vai viajar

Febre amarela: Bahia vai adotar dose fracionada da vacina

Ministro da Saúde nega risco de falta de vacina contra febre amarela

 

0 0 votos
Article Rating