Na manhã desta segunda-feira (25), durante entrevista coletiva, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), destacou que o sistema público de saúde da capital baiana está chegando ao limite, no que diz respeito ao atendimento de pacientes diagnosticados com novo coronavírus (Covid-19) em sua evolução mais grave.
“Iniciamos hoje com 86% dos leitos de UTI da rede pública ocupados. Número alto. Continua muito alto”, começou Neto.
Segundo o gestor baiano, em Salvador, cerca de 86% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados. No entanto, o alcaide é otimista e prevê que esse índice deve baixar nos próximos dias, devido a inauguração de novas unidades hospitalares exclusivas para tratamento de pessoas confirmadas com a doença.
“Esperamos que possa cair ao longo da semana. Por um lado, em função dos novos leitos que estão previstos. Há uma expectativa de inclusão de novos leitos, podendo chegar até a 180 novos leitos no fim de semana. Estamos começando a semana com pressão muito grande, matando um leão por dia. Todo dia sem saturação no sistema a gente comemora como se fosse Copa do Mundo, significa que demos vazão à toda a demanda”, revelou o prefeito.
Em seguida, ele enumerou algumas conquistas alcançadas ao longo dos últimos dias.
“Reduzimos o número de pessoas em espera por internamento. As UPAs começaram a semana mais aliviadas. Conseguimos regular muitos pacientes que estavam na UPAs. Diminuímos esse estoque de pacientes aguardando por regulação. Mas temos 86% de taxa de ocupação. A gente espera que seja aliviado durante a semana, com novos leitos. Mas fica evidente a necessidade de ter uma semana exemplar no cumprimento ao isolamento”, disse.
Medidas
Na tentativa de reduzir a taxa de ocupação de leitos, bem como o índice de contaminação pela Covid-19, gestão municipal adotou algumas medidas mais severas de isolamento social.
A partir desta segunda, por exemplo, os bairros de Massaranduba e Uruguai começam a integrar a lista de bairros onde o comércio fica impedido de funcionar, com exceção apenas dos estabelecimentos que prestam serviços essenciais. Ao todo, são oito localidades da cidade afetadas pela restrições.
“Anunciei no sábado que incluímos Uruguai e Massaranduba na operação. A ação vai continuar, independente do feriado. Por enquanto, continua nos mesmos bairros onde vinha sendo implantada. Plataforma, Lobato, Bonfim, Liberdade, Brotas, Cosme de Farias, Massaranduba e Uruguai agora. O maior número de regiões simultâneas que a prefeitura atuou e enfrentou desde o início da operação regionalizada. A gente espera aproveitar esses dias para fortalecer a ação de conscientização das pessoas”, pontuou Neto.
O prefeito ainda salientou que a circulação de pessoas diminuiu na cidade, o que, futuramente, pode ser considerado um ponto promissor na diminuição de casos.
“Estamos acompanhando hoje o número de pessoas circulando pela cidade, temos índices que compõem os dados de isolamento social. Somente à noite terei os dados completos, já que temos dois períodos de maior pico de movimentação de pessoas. Hoje, no pico da manhã, registramos uma redução de 40% se comparado às segunda-feiras de pandemia. Não é em comparação a uma segunda-feira normal. Hoje tivemos 40% a menos do que está sendo de movimento em um dia de pandemia. Os números mostram redução significativa. Queremos mais, precisamos de mais, no entanto já é um dado que indica que está havendo uma redução na taxa de mobilização de pessoas, e consequentemente haverá um movimento no isolamento social”, contou.