Nesta sexta-feira (20), segundo dados das secretarias estaduais, até às 7h10 de hoje, foram registrados 649 casos de infecção pelo novo coornavírus (Covid-19) no Brasil. Ao todo, 22 estados e o Distrito Federal apresentaram notificações. O Mato Grosso comunicou o primeiro paciente contaminado pela doença nesta sexta.
No último balanço do Ministério da Saúde, na tarde de ontem (19), foram confirmados 621 pacientes diagnosticados com a Covid-19. O órgão, inclusive, anunciou que deixará de trabalhar com casos suspeitos da doença e passará a divulgará, somente, situações confirmadas, além do número de óbitos.
Até o momento, o Brasil já registrou sete mortes pelo novo coronavírus: duas no Rio de Janeiro e cinco em São Paulo, onde o órgão registrou apenas quatro mortes, o outro óbito no estado foi informado apenas pelo hoapital em que o paciente estava internado.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que já existem transmissões comunitárias em algumas áreas do país, a exemplo de Salvador e São Paulo. A pasta cita que dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul se enquadram nessa realidade.
A transmissão comunitária ou sustentada é caracterizada pelo fato de não ser mais possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
No mundo, mais de 220 mil pessoas foram infectados pela Covid-19 e mais de 10 mil já morreram por complicações causadas pela doença, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins.