Médico é o primeiro caso confirmado de coronavírus em Ilhéus, no sul da Bahia

Foto: Reprodução

Até o início da mahã desta quinta-feira (26) o município de Ilhéus, no sul da Bahia, registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19). O paciente é o médico Luiz Roberto Andrades, que atua na região. De acordo com o profissional da saúde, ele começou a se sentir mal no domingo (22), quando, então, foi levado ao Hospital São José. A confirmação da doença veio ontem (25), após a chegada de um exame.

“Foi solicitado um exame médico. E desde então eu me resguardei em casa, para aguardar o resultado do Lacen, o laboratório que é credenciado para fazer o teste do coronavírus. Hoje [quarta-feira], por volta do meio-dia, chegou esse resultado. Mas não fiz nenhum tipo de atendimento durante este período, não expus nem a minha família e nem outras pessoas durante este período”, pontuou o médico.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que assim que o médico manifestou os sintomas característicos da doença, ele entrou em distanciamento social. Outros médicos e pacientes que estiveram em contato com ele também estão sendo monitorados.

“Ele já estava afastado, já estava em isolamento social. A gente espera que tenha o menor impacto possível nessa transmissão”, afirmou Magela.

O médico informou ainda que no sábado (21), à noite, deu um plantão em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade e realizou uma média de 20 atendimentos na ocasião. Pela manhã do domingo, ele seguiu no plantão do pronto atendimento, mas parou imediatamente depois de sentir um desconforto no corpo.

Segundo o médico, ele está bem, isolado na residência dele, e longe da mulher, dos dois filhos e da sogra. Ele também destacou que precisou voltar ao Hospital São José na quarta-feira (25), quando se sentiu desidratado. Chegando na unidade de saúde, ele ficou em uma sala de isolamento, onde recebeu tratamento e depois voltou pra casa.

A previsão é de que novos exames sejam feitos no dia 1º de abril.

Casos na Bahia

Na Bahia, de janeiro até às 17 horas de ontem (25), foram registrados 91 casos da Covid-19, conforme boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo o órgão, outros 981 casos foram descartados e não há óbitos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*