Os médicos baianos e cirurgiões-dentistas paralisam, nesta quarta-feira (25), o atendimento aos planos de saúde. Serão interrompidos todos os procedimentos e consultas. Apenas as urgências e emergências serão atendidas.

A mobilização dos profissionais da saúde acontece em todo o país e, na Bahia, o ato teve adesão também dos dentistas. As categorias reivindicam o reajuste do valor das consultas repassadas pelos operadoras.

Em carta aberta à população, os médicos dizem que o protesto é "um ato de defesa da saúde suplementar" e que luta "por mais qualidade na assistência prestada aos cidadãos". "Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários médicos foram na sua grande maioria irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação. Os contratos entre as operadoras e os médicos também são irregulares, estando em desacordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS)", disse, em nota, a Comissão Estadual de Honorários Médicos da Bahia (CHEM).