O Coronel Alfredo Castro, superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), foi o entrevistado do programa Bahia No Ar 1ª Edição desta quinta-feira (25). Em pauta, assuntos como melhorias do sistema dos ônibus, tarifa do transporte, Zona Azul e a mobilidade do município foram discutidos.

Coronel Castro esclareceu aos camaçarienses sobre a necessidade do reajuste do transporte público. “Nós fizemos várias reuniões e um parecer colocando todas as condições para o reajuste. Houve uma contrapartida com referência as empresas e cooperativas que atuam em Camaçari e tivemos que agir politicamente. Mas nós temos um comprometimento com a cidade. Nós estávamos na eminência de entrar em colapso se não tivesse esse reajuste”, relatou o superintendente.

Sobre as reivindicações dos usuários do transporte público referente às melhorias na estrutura dos coletivos, Coronel Castro informou sobre a existência de uma licitação que beneficiará os passageiros do município. “Nós tivemos uma reunião que antecedeu a do Ministério Público da Bahia no sentido de trazer uma melhoria no sistema que tanto as pessoas pediram. Traremos uma licitação e a partir daí virão as condições impostas pelas empresas”.

Outra novidade da licitação diz respeito às reclamações dos estudantes das faculdades do turno noturno. “Existe uma reclamação muito grande de que não existe ônibus à noite para os alunos das faculdades. Entramos em contato com todas as faculdades de Camaçari. Faremos uma linha expressa ou semi-expressa para facilitar essa mobilidade. Vamos colocar no papel e responsabilizar as entidades”, destacou.

Outras demandas da população também farão parte da licitação que deverá entrar em ação a partir do final deste ano até janeiro de 2020. A segunda via do Camaçari Card, melhoria nas instalações dos terminais da cidade, a criação de um aplicativo que informará aos usuários os horários dos ônibus, assim como o roteiro e a sua localização, foram itens de destaque do superintendente durante a entrevista.

A fiscalização dos coletivos, a superlotação e a circulação do transporte alternativo em Camaçari foram abordadas após denúncias dos usuários do transporte público ao vivo no programa. “Nos próximos dias teremos uma consulta pública onde o cidadão poderá colocar suas reivindicações, sugestões e críticas ao sistema para que tenhamos o segundo passo, após a entrega do relatório”, comentou o Coronel Castro sobre a importância da participação popular na formulação da licitação.

Quando o assunto é trânsito, uma preocupação constante da população é quanto aos estacionamentos e congestionamentos no centro da cidade. “Nós temos distribuídos os nossos agentes de trânsito pela cidade. Nós temos que tomar providencias nas áreas de estacionamento, pois nós temos um problema sério de estacionamento em Camaçari. Temos que conscientizar as pessoas e vamos evoluir no trânsito”.

Com isso, a STT vem estudando as áreas para a implantação da Zona Azul no município. “O prefeito Antônio Elinaldo sempre nos aconselha a ouvir a população. Tivemos uma reunião com os comerciantes e existe, no primeiro momento, uma retração em decorrência da Zona Azul, mas ela tem um conceito de mobilidade e rapidez. As pessoas precisam se conscientizar”, concluiu o superintendente da SST.

0 0 votos
Article Rating