“Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz”; “A maior riqueza de uma nação está na cultura de seu povo”, esses são exemplos de algumas frases que destacaram os cartazes de escolas públicas e privadas durante o desfile cívico do dia da Independência do Brasil, na Gleba E, celebrado neste 7 de setembro.

No desfile, que abordou a temática paz, foi utilizado o slogan: #CamacariCulturaDaPaz, além do incentivo feito ao meio ambiente, por parte de algumas instituições.

Em entrevista ao Bahia No Ar, Jorge Santana, diretor do Centro Educacional Cesma, umas das escolas participantes, pontuou que a participação, desde a comunidade escolar, aos pais dos alunos, fez toda diferença.

“O engajamento e a participação de toda a nossa comunidade escolar, tanto o corpo discente, quanto o corpo docente, equipe pedagógica e famílias, auxiliaram bastante em nossa participação neste ano. Além do que, em um valor muito especial, porque nós somos um dos fundadores junto com a comunidade, desfilamos há 28 anos aqui na Gleba E”, disse o diretor.

Cerca de 350 alunos do Cesma participaram do desfile.

Já a coordenadora pedagógica da instituição, Rachel Sobrinho, destacou que “nesse ano de 2019 nós inovamos com uma proposta pedagógica que a gente já vem trabalhando com as famílias desde o mês de janeiro. O objetivo era, justamente, trabalhar com aulas de campo”.

Essas aulas, segundo Rachel, culminaram no passeio das cidades de Camaçari e Região Metropolitana (RMS), com as crianças da Educação Infantil e do Fundamental I. Os alunos do Fundamental II conheceram as cidades do Recôncavo Baiano (Cachoeira, São Félix e Santo Amaro). E os do Nono ano ao Ensino Médio, visitaram as cidades de Paulo Afonso, Piranhas e Delmiro Gouveia.

“A partir daí nossos alunos puderam conhecer mais a sua história e economia. Depois, surgiu a ideia de expor essas experiências através de um workshop, finalizado na Cidade do Saber e hoje, então, encerramos esse ciclo de descobertas com o desfile do 7 de setembro”, complementou a coordenadora.

0 0 votos
Article Rating