A Estação Pirajá, em Salvador, mudará sua rotina de operações de embarque, a partir deste sábado (15). De acordo com o governo da Bahia, o metrô neste trecho passa a funcionar com apenas uma plataforma, por conta do avanço das obras do tramo 3. A mudança ocorre para que se possa integrar a parte que está sendo construída ao sistema já em funcionamento.
O horário e o intervalo dos trens, no entanto, segue sem alterações em Pirajá e as outras estações não terão mudanças. A estratégia adotada define que os trens funcionem na Plataforma 1, tanto para embarque quanto para desembarque. O coordenador de Tráfego da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Oliveira, destaca que equipamentos serão utilizados para ordenar o fluxo de pessoas.
Haverá ainda investimento em sinalização visual e sonora, além de agentes de atendimento. Rodrigo também conta que, nos horários de pico, será mantido o intervalo de dois minutos e 41 segundos entre os trens. “Necessitando da colocação de mais trens em operação, o faremos, até para manter o distanciamento social, e não deixar essa taxa de ocupação crescer”, disse.
Durante as obras desenvolvidas nos próximos dias estarão sendo preparadas as travessias sobre a BR-324, uma em Pirajá e outra próxima a Águas Claras, possibilitando a chegada do metrô até o local. As estações Campinas e Águas Claras deverão contar com terminais de ônibus integrados e promete melhorar a mobilidade dos que vivem na Região Metropolitana de Salvador (RMS).