A partir desta quinta-feira (18), mais crianças e adolescentes vão poder se vacinar e ficar protegidos da dengue. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária elegível para a vacinação contra a doença para alcançar mais pessoas.
Anteriormente, a imunização contra a dengue era restrita a jovens de 10 a 14 anos. Agora, segundo a entidade, a cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Ainda de acordo com o Ministério, o ajuste foi feito por conta do vencimento das doses prevista para 30 de abril. Até agora, a Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios. No entanto, cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas.
Dengue na Bahia
Epidemia de dengue na Bahia tem aumento de 667% em 2024
O estado da Bahia segue em alerta em relação a dengue. Os casos da doença cresceram significativamente em relação aos números de casos registrados no mesmo período do ano passado. O alarmante de 667% nos casos prováveis da doença na comparação. Desde sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis, em contraste com os 17.595 registrados em 2023.
Segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 269 municípios estão em epidemia. Apesar da gravidade da situação, a taxa de letalidade do estado é de 2,7%, abaixo da média nacional. No total, 37 óbitos foram confirmados por dengue.
As estratégias tem sido pensadas para minimizar a situação. Durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) na segunda-feira (15), o município de Vitória da Conquista foi destacado como o mais preocupante.
O subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa informou que: “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”.