Em um ano, 520 mil novos casos de câncer no Brasil. Essa é a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), do Ministério da Saúde, para o ano que começa agora. Após um levantamento divulgado em dezembro, foi constatado que sete novas localizações de câncer passaram a figurar na listas dos que mais acometem brasileiros. Entre os três mais frequentes estão câncer de pele (não melanona), em homens e mulheres; câncer de próstata, em homens; e câncer de mama, em mulheres. Na Bahia, serão 20.620 novos casos em diversas localizações.

Para os oncologistas, a publicação da Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil traça um mapa da doença no país e é de fundamental importância para pautar o desenvolvimento de políticas públicas de Saúde para o setor.

Na Bahia, o mesmo cenário. Cerca de 2.930 baianos devem ser acometidos pelo câncer de próstata, enquanto 2.110 mulheres descobrirão câncer de mama. Em seguida aparecem como mais incidentes casos de câncer de traquéia, brônquios e pulmão, nos homens, e colo do útero nas mulheres.

Nas estimativas de 2012, a novidade, segundo o Ministério da Saúde, é que foram incluídas sete novas localizações de tumores no estudo: bexiga, ovário, tireóide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os últimos ganharam grande repercussão por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, a presidenta Dilma Rousseff e o ator Reynaldo Gianecchini.