Nesta segunda-feira (11), o Ministério da Saúde informou o mais recente balanço dos casos do novo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Segundo a pasta, o país já registra 11.519 mortes (396 registros acrescentados em 24h) e 168.331 casos confirmados.

Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Nelson Teich, também falou sobre uma prévia das diretrizes que devem orientar estados e municípios em suas decisões sobre medidas de isolamento social no enfrentamento do novo coronavírus.

De acordo com Teich, a ferramenta vai estar disponível, tanto para os estados quanto para os municípios, a partir da quarta-feira (13). Na mesma data, o Ministério da Saúde pretende apresentar detalhes mais específicos que estão contidos nessas diretrizes.

“A gente vai tá sempre junto. Isso é um trabalho das três esferas, tanto nas ações, quanto do planejamento. Na quarta vamos apresentar de forma mais detalhada”, pontuou Teich.

Prévia

O primeiro ponto das diretrizes foi denominado como “Avaliação de Riscos Quantitativa”. Lá, o ministério lista 5 eixos que devem ser avaliados. A situação em cada um deles leva a uma pontuação que vai indicar a “definição dos níveis de distanciamento” e as “medidas a serem tomadas”.

O ministro finalizou suas declarações assegurando que ainda vai conversar com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sobre as diretrizes, visando um consenso.

Teich disse ainda que já tinha conversado com os conselhos no sábado (9), e que foi surpreendido nesta terça-feira após ter acesso ao conteúdo de uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que noticiava a existência de uma rejeição à proposta dentro dos órgãos.

0 0 votos
Article Rating