O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a liberação de vacinas contra a Covid-19 para o público com idade a partir dos 40 anos. Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço do imunizante ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país. A ausência se dá num momento em que há novo crescimento de casos e mortes provocados pela doença.
De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje (20). A recomendação é que esse público seja imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
“Além de expandirmos a população-alvo do segundo reforço, o motivo de estarmos aqui, hoje, é convocarmos a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar sua dose”, pediu o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros durante a divulgação do balanço da vacinação.
Segundo Medeiros, a imunização é importante sobretudo para evitar formas graves da doença. Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.