O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na noite desta segunda-feira (31), que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar garantam a desobstrução das rodovias bloqueadas em todo o país.
A ação atende a um pedido feito pela Confederação Nacional dos Transportes, após bolsonaristas que não aceitaram a derrota do atual presidente para Lula (PT) impedirem a passagem de veículos em estradas de vários estados como forma de protesto.
Moraes vê como inegável o fato de que a PRF não está realizando seu dever constitucional. Caso sua decisão não seja cumprida de imediato, haverá multa de R$ 100 mil para o diretor-geral da instituição, Silvinei Vasques, além da possibilidade de afastamento e até prisão.
O ministro Alexandre de Moraes ainda fixou multa de R$ 100 mil por hora para donos de caminhões que estejam sendo usados em bloqueios. Ele determinou que o ministro da Justiça, comandantes das polícias e o Procurador Geral da República (PGR) analisem as providências cabíveis, como responsabilização das autoridades omissas.
Vale lembrar que a PRF foi acusada de dificultar a votação para apoiadores de Lula no domingo (30), gerando uma grande apreensão na população sobre possível golpe.