Miriam Leitão é cortada de feira literária de Santa Catarina após receber ameaças

Internautas lançaram uma petição online de repúdio contra a jornalista por “seu viés ideológico e posicionamento”.

Foto: Divulgação

Após protesto nas redes sociais, a organização da 13ª Feira do Livro do Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira (16) o cancelamento da presença da jornalista Miriam Leitão e do sociólogo Sérgio Abranches.

Internautas lançaram uma petição online de repúdio contra a jornalista por “seu viés ideológico e posicionamento”. O abaixo-assinado recolheu mais de três mil assinaturas. 

O evento ocorre de 8 a 18 de agosto e tem como tema desta edição a “Literatura em Movimento”. Em nota, os organizadores afirmaram que “nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados” e que o cancelamento não foi decisão unânime.

“Como escritor, tenho vergonha de falar para a Miriam Leitão que não posso trazê-la porque não tenho como garantir sua segurança”, disse Carlos Schroeder, coordenador artístico do evento, em entrevista ao site catarinense NSC Total.

3 Comentário

  1. EM LETRAS GARRAFAIS, VERGONHOSO O CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE MIRIAN LEITÃO E SERGIO ABRANCHES NA FEIRA DO LIVRO. UM EVENTO QUE SE PROPÕE A PROMOVER A CULTURA SE AJOELHAR DIANTE DA INTOLERÂNCIA É IMPERDOÁVEL. CERTAMENTE ALGUÉM VAI ME CHAMAR DE PETISTA POR DIZER ISSO AQUI, O QUE NÃO É VERDADE, POIS TENHO CERTEZA QUE O PT PROMOVEU A CORRUPÇÃO. MEU POSICIONAMENTO NÃO É UMA MANIFESTAÇÃO POLÍTICA, MAS SIM UMA MANIFESTAÇÃO DE INDIGNAÇÃO E MEDO. A INDIGNAÇÃO E O MEDO NÃO ME ACOMETEM PELA ATITUDE INTOLERANTE DOS QUE DETESTAM TER SUAS IDÉIAS CONFRONTADAS, MAS SIM PELO FATO DE OS RESPONSÁVEIS POR UM EVENTO QUE DEVERIA INCENTIVAR A DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS, SE ACOVARDAREM DIANTE DAQUELES DE QUEM TUDO SE ESPERA. PARECE QUE OS NOSSOS INTELECTUAIS NÃO SÃO MAIS TÃO CORAJOSOS COMO ANTES. (Léo José-Advogado e jornalista)

  2. Eu vejo nessa indicação a se confirmar a vinda do filho do Trump como embaixador dos Estados Unidos no Brasil; a busca em dar um duro golpe no narcotráfico e isso ao que parece esta incomodando muita gente.

  3. Não consigo entender a posição das autoridades locais , frente às ameaças que põe em risco a liberdade de expressão.onde anda o prefeito dessa cidade ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*