A comunidade católica de Camaçari participa nesta terça-feira (13), às 18h30, no bairro Gleba C, da procissão em louvor a Santa Luzia, padroeira do bairro e considerada a protetora dos olhos. A procissão sairá da frente da Catedral de São Tomaz de Cantuária, na Praça Desembargador Montenegro e seguirá até a Matriz de Santa Luzia onde será celebrada a Missa Festiva.
Um novenário com o tema “Santa Luzia, o rosto da misericórdia do Pai” foi realizado entre os dias 04 e 12, deste mês. A programação do dia da padroeira começou com alvorada às 05h, seguido do Oficio de Santa Luzia às 06h, Missa dos Enfermos às 8h e Missa das Crianças às 10h.
Dia de Santa Luzia
Segundo a tradição da igreja católica foi uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa.
Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Luzia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.
Santa Luzia, a protetora dos olhos é comemorada em 13 de dezembro. É a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.