Em continuidade aos atendimentos realizados durante o projeto Cras Itinerante, a Prefeitura de Camaçari, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), promoveu, nesta terça-feira (23), mais uma ação integrada de combate à erradicação da extrema pobreza no Município.
Na ocasião, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social – Cras/Casa da Família de Arembepe realizou visitas domiciliares às famílias atendidas na localidade de Coqueiro de Arembepe e adjacências. A iniciativa, que acontece até quarta-feira (24), tem a finalidade de acompanhar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na oportunidade, são identificadas as demandas das comunidades, checadas as informações fornecidas durante o cadastramento no Cras Itinerante, além da população ser informada sobre os serviços oferecidos pelo Centro.
Uma equipe formada por psicólogos, pedagogos, assistentes e agentes sociais e estagiários da unidade devem visitar 70 famílias na localidade nestes dois dias, informa a supervisora do Cras/Casa da Família de Arembepe, Cristiane Mota.
As ações do Cras/Casa da Família não se limitam a estas datas. Regularmente, as assistentes e agentes sociais realizam visitas domiciliares às famílias, completa a supervisora.
De acordo com as donas de casa, Maria Cerqueira, 56 anos, e Janete Souza, 31, os moradores se sentem privilegiados em receber os atendimentos em domicilio e contribuir com os profissionais.
Durante as visitas são observadas a necessidade de cada família. A parir daí, a equipe do Centro realiza encaminhamento para atendimento psicossocial e para rede assistencial do Município, orientação para a retirada de documentos a exemplo do RG, da certidão de nascimento e passe livre, consulta e atualização cadastral do programa Bolsa Família, assessoria jurídica, além da concessão de benefícios como cestas básicas, colchões, cobertores, dentre outros.