Quem passa de carro pela Rua das Flores, no distrito de Monte Gordo, na orla de Camaçari, encontra pelo caminho uma grande quantidade de buracos na pista que dá acesso a Barra do Jacuípe. O prazo máximo para revisão do carro garantido pelas autorizadas que é de seis meses ou 10 mil quilômetros rodados – o que acontecer primeiro – não se adéqua aos veículos dos moradores da localidade, que precisam usar a via todos os dias. Como bate-rebate dos amortecedores, o investimento tem que ocorrer, em média, a cada três meses.

Morador da Rua das Flores, José Ferreira diz que parte da buraqueira é fruto de obra feita pela Embasa. “Rapaz, a Embasa fez isso aí, tem mais de seis meses que está desse jeito. Quando chove os buracos enchem de lama e fica ainda pior”, diz.

Seu José segue a risca a dica da manutenção dos amortecedores a cada seis meses. Mas ressalta que seria melhor realizar os reparos em menos tempo. “Não tem carro que aguente, o meu carro tem que fazer manutenção dos amortecedores de seis em seis meses e olhe lá, se pudesse fazia de três em três”, relata.

Outro problema é a ausência de acostamento na via. Com a pista estreita, o pedestre fica sem espaço para caminhar. “Não tem acostamento essa rodagem aqui. O motorista tem que ter atenção para não atropelar uma pessoa”, ressalta.

Maria Joselina Araújo de Jesus estava caminhando do posto de saúde para casa, na manhã desta sexta-feira (20), e disse que precisa ficar atenta aos carros para não ser vítima de atropelo. “É muita dificuldade mesmo, não tem acostamento, às vezes o ônibus vem e a gente tem que ficar encostado na cerca para não ser atropelado”, conta.

Outro motivo que causa buracos na via, segundo Maria Joselina, são os caminhões de carga pesada. “Aqui nunca teve melhoria em nada. E isso aí é devido as caçambas que passam constantemente, o asfalto é muito fino e as caçambas acabam danificando a passagem”, completa.

Poder Público

De acordo com o secretário municipal de Infra-estrutura, Everaldo Siqueira, a recuperação da via é de responsabilidade do governo do estado, já que á uma via estadual. Everaldo disse que já está intermediando com a Agerba a recuperação do trecho que liga Monte Gordo a Barra do Jacuípe.

Porém, parte do trecho danificado, segundo Everaldo, foi provocado por uma obra de ligação de água na localidade feita pela Embasa. “Nós já solicitamos que a Embasa faça um reparo no trecho que foi danificado com as obras, mas, caso ela demore nós nos comprometemos a fazer”, salientou.

Por Henrique da Mata