Foto: Divulgação.Ele chegou a ser presidente do partido, líder na Câmara por duas vezes e presidente da Comissão de Relações Exteriores.

De acordo com informações do Política Hoje, o ex-deputado federal e jornalista José Guimarães Neiva Moreira, um dos fundadores do PDT, morreu na madrugada desta quinta-feira (10) em um hospital de São Luiz (MA). Moreira estava internado no hospital UDI e por volta de 2h teve complicações respiratórias e morreu.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do PDT, Neiva Moreira tinha 94 anos e será velado na sede estadual do PDT a partir das 10h. O sepultamento está previsto para às 16h no cemitério do Gaveão. O ativista político começou sua carreira como jornalista nos anos 30 em Teresina (PI), mas depois foi a São Luiz, cidade que elegeu como seu lar. No fim da década de 40, começou sua atuação política e em 1950 foi eleito deputado estadual.

Moreira conheceu Leonel Brizola e, com ele, percorreu o Brasil em busca da união dos povos pela democracia, uma vez que ambos já acompanhavam o processo que terminaria na instituição da ditadura militar. Foi exilado no Uruguai e, na volta, implantou o PDT juntamente com Brizola. Pelo partido, assumiu mandatos de 1993-1994 (Congresso Revisor); 1997-1999; 1999-2003 e de 2003-2007.

Ele chegou a ser presidente do partido, líder na Câmara por duas vezes e presidente da Comissão de Relações Exteriores.