Nesta segunda-feira (22), foi anunciado nas redes sociais que a égua resgatada após dias de abandono e sofrimento no Condomínio Residencial Parque das Algarobas, em Camaçari, não resistiu e morreu. A informação foi divulgada pelos cuidadores do animal.
O casal havia retirado o bicho – que carinhosamente tinha recebido o nome de Vitória – do local no último dia 16 e levou para uma propriedade rural na cidade. Ali, mantiveram uma rotina de cuidados com a égua, utilizando medicamentos e demais insumos para que ela melhorasse, algo que infelizmente não ocorreu.
A página no Instagram Alô Camaçari 24h trouxe cada etapa no processo de tratamento de Vitória, buscando auxílio por meio de doações de materiais e recursos para manter o custeio. Por conta do grave estado de saúde dela, que estava bastante ferida e ficou vários dias agonizando no conjunto residencial, o quadro ficou irreversível, causando sua morte.
Até agora não foi descoberto quem era o dono da égua, que possivelmente a deixou abandonada na localidade, após causar lesões graves no bicho. Vale ressaltar que maus tratos a quaisquer animais é crime segundo a legislação brasileira, podendo ser condenado a pagar uma multa ou, dependendo da gravidade, ser preso.
Relembre o caso
Moradores reclamaram à redação sobre o caso de abandono da égua, que não foi socorrida pelos órgãos públicos. O animal apresentava ferimentos e precisava ser retirado dali o mais rápido para ser atendido.
Em postagens que circulam na internet, populares afirmavam que o bicho está no residencial desde o último dia 14 e, desde então, sofre com dores e agoniza no chão, sem conseguir levantar. Segundo eles, foram solicitadas diversas vezes o apoio da prefeitura, através de seus canais de contatos, mas sem sucesso.
Procurada pelo Bahia no Ar, a prefeitura de Camaçari enviou uma nota afirmando que até no dia 17 uma equipe da Defesa Civil realizaria o resgate, o que infelizmente não ocorreu. Foi preciso a ação de populares para realizar os primeiros socorros, com materiais básicos e, em seguida, a égua acabou sendo resgatada por um casal.