Dona Maria das Graças Passos, de 78 anos, infelizmente não resistiu e morreu na manhã desta segunda-feira (25), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gleba A/Gravatá, em Camaçari. Ela havia sofrido uma parada cardíaca seguida de infarto e foi internada no último sábado (23).
Conforme noticiado pelo Bahia no Ar, familiares da idosa pediram ajuda para que fosse transferida o mais rápido possível, pois a sua situação demonstrava ser delicada e necessitava de cuidados especiais em algum hospital de referência do tipo.
Até então, Maria se encontrava na sala vermelha da UPA, tendo a assistência cabível, mas não a ideal para o seu quadro clínico. Durante o início do dia de Natal, a paciente acabou falecendo. Moradora do bairro Phoc III, a idosa era bastante querida pelos seus vizinhos e a notícia de sua morte acabou trazendo a sensação de tristeza e revolta.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), responsável pelo Centro Estadual de Regulação, foi procurada pelo portal no momento em que a matéria de apelo foi feita, mas não obtivemos retorno.
O velório de Maria das Graças está acontecendo desde às 12h, no seu bairro de origem em Camaçari. A solenidade acontece em uma igreja evangélica na Rua do Índico. Após, às 16h30, seu corpo será enterrado no Cemitério Jardim da Eternidade, na Gleba H.
O portal Bahia no Ar presta solidariedade aos familiares e amigos de dona Maria e manifesta condolências neste momento tão delicado de dor e luto.
Relembre o caso
Familiares de dona Maria das Graças Passos, de 78 anos, pedem por ajuda para que ela seja transferida o mais rápido possível para um hospital de maior porte, após sofrer uma parada cardíaca seguida de infarto.
Atualmente a idosa se encontra internada em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gleba A/Gravatá, em Camaçari, e a equipe médica avalia que o seu quadro clínico precisa ser acompanhado por um hospital de alta complexidade e referência nesses casos, em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
No entanto, até agora a Central Estadual de Regulação não concedeu o aval de transferência para Maria das Graças, que aguarda na sala vermelha da UPA, deixando sua família aflita e preocupados com a situação delicada que passa.
Que feio Roque santos, se aproveitando de um momento triste desse pra fazer politicagem, atacando o governo por causa da regulação, cadê o hospital municipal de Elinaldo? Cadê a assistência a saúde preventiva que é obrigação do município?
Não deixem esse prefeito ganhar