Faleceu na segunda-feira (11/1), aos 59 anos de idade, em Curitiba, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza. Ele era responsável pela área dentro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que coordena a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro dia de provas do exame ocorre no domingo (17/1).
Em nota, o Inep destacou que o general, dentro da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses. A assessoria do Inep também frisou que não informará a causa do óbito, em respeito aos familiares de Pinto de Souza.
No comunicado, a autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) destaca que “agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”.
No entanto, a TV Globo apurou e divulgou que a causa da morte do general reformado foi em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Ele havia sido internado um pouco antes do último Natal, conforme ressaltou a reportagem.
Outras informações
O general tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. Antes de assumir o cargo no Inep, trabalhava como assessor no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Além do Enem, ele chegou a coordenar as equipes envolvidas no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), entre outros.