O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (28) que os eleitores que ainda não realizaram o procedimento do recadastramento da biometria poderão ser dispensados da coleta de dados caso tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) validada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dentran).

De acordo com o órgão, os dados digitais do Denatran e do TRE serão compartilhados, e, dessa forma, será necessário recadastrar as informações. “Em princípio, feita a integração entre as bases do TSE e do Denatran, os eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico, ao chegarem ao cartório eleitoral, poderão ser dispensados da coleta biométrica, realizando apenas a atualização de seus dados biográficos e, talvez, uma validação de uma de suas digitais”, explicou o TSE.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, também falou sobre a importância da parceria. “Nós estamos tendo acesso a esses dados do Denatran, do Ministério das Cidades, e vamos, com isso, substancializar a nossa base de dados e avançar no nosso trabalho biométrico, dispensando, assim, um trabalho que teria que ser feito. Estamos fazendo poupança de recursos de retrabalho e estamos realmente fazendo uma racionalização, integrando a nossa cooperação, a nossa base, e fazendo um diálogo construtivo evitando gastos e desperdício”, explicou.

0 0 votos
Article Rating