Cinco cidades do oeste baiano receberão, na próxima semana, uma série de palestras promovidas pelo Ministério Público estadual sobre paternidade responsável. Juntas, elas reúnem mais de 450 crianças e adolescentes sem o nome paterno na certidão de nascimento.
Realizadas pelo Núcleo de Paternidade Responsável (Nupar), as palestras têm o objetivo de orientar e atender os responsáveis por estes jovens. Além disso, será possível marcar audiências sobre os casos. As palestras serão realizadas no dia 16 em Riachão das Neves, na Câmara Municipal de Vereadores; no dia 17 em Angical, no Colégio Municipal Prefeito Florisvaldo Ferreira; no dia 18 em São Desidério, no Centro Cultural Celso Barbosa; no dia 19 em Catolândia, na Escola Normal Municipal Nossa Senhora da Penha; e dia 20 em Cotegipe na Escola Municipal Eduardo Maciel.
As audiências marcadas nas palestras serão realizadas no próximo mês, entre os dias 14 e 18 de outubro, quando uma unidade móvel do MP estará nas cinco cidades com o ‘Mutirão da Paternidade’. Além das audiências, servidores e membros do Nupar irão atender o público e oferecer serviços como reconhecimento de paternidade, exames de DNA, acordos alimentícios, retificações e outras questões referentes ao registro civil.
Os mutirões irão ocorrer no dia 14/10 em Angical, na Praça da Matriz; no dia 15/10 em Riachão das Neves, na Praça Borges; no dia 16/10 em São Desidério, na Praça Abelardo Alencar; no dia 17/10 em Catolândia, na Praça do Mercado; e no dia 18/10 em Cotegipe, na Praça da Bandeira.