Esta quinta-feira (2) foi marcada por mudanças no transporte público da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Após a empresa Expresso Vitória assumir, em caráter provisório, os veículos de alguns municípios, usuários do sistema em Arembepe relataram transtornos durante a manhã.
Segundo os populares, os ônibus estão extremamente cheios, os itinerários estão passando com intervalos muito longos e os veículos são pequenos. O resultado tem sido lotação do sistema.
“Olha a hora que cheguei aqui em Arembepe, nessa lata velha. Preferia minha Cidade das Águas mesmo. Que inferno!”, reclamou uma passageira em vídeo.
As empresas de ônibus Brisa e Cidade das Águas deixaram de operar na Região Metropolitana, em cidades como Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila. Desta forma, a empresa Expresso Vitória assumiu as linhas.
Segundo informações da Univale, dona das duas empresas, a decisão foi tomada devido a concorrência com os transportes clandestinos. Em um intervalo de dois anos, essa é a quarta empresa que encerra as atividades na região metropolitana.
Confira as linhas afetadas pela mudança:
803A2: Nova Dias D’Ávila x Terminal Águas Claras
844: Camaçari x Nova Dias D’Ávila via BA 093
861: Mata de São João x Terminal Águas Claras
889A: Dias D’Ávila x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
889A2: Mata de São João x Itapuã via Dias D’Ávila
889E: Camaçari x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
900: Dias D’Ávila x Arembepe via Jauá
O Bahia no Ar tentou contato com a Agerba para verificar informações sobre os transtornos da mudança, mas até o momento, não obteve retorno.
O problema do transporte público em Camaçari e região é endêmico. Infelizmente os políticos local nunca se debruçaram sobre o problema justamente por motivos políticos e fisiologista onde agradam algumas centenas de eleitores que trabalham de forma irregular (clandestinos) em detrimento de mais de oitenta mil pessoas que são segregadas ao seu direito de ir e vir. Caetano se elegeu com propostas progressistas com firme propostas de mudança administrativas de resultados,e dentro de suas propostas, “ventilou o transporte social (ideia e proposta de Dario Nicolau, consultor”. Infelizmente em Camaçari e região ainda permanece o fisiologismo barato que privilegia aliados políticos… Leia mais »
O problema é os clandestino que invadiram camacari cobrando tarifas altas e alinha branca essa é um pau de arara o povo e tratado como porcos engailado uma tragédia cai acontecer 39 pessoa em carro pequeno e o pior a polícia de arembepe sabe e libera e avisa qdo tem operação fazendo desvio e uma mafia
Tem máfia no transporte público junto com a linha branca pagam propina para carregar o povo como bixo policia rodoviária de arembepe
Cada vez mais conpricado
Tem que ter muita mundaça em camaçari pra ter um bom transporte entra gestão e sair gestão um pior que outro e Nada em camaçari muda sempre a mesma coisa e as mesmas dificuldades entra ano e acaba ano e tudo nas mesma dificuldades camaçari esta e ruína tem cidade meno que camaçari não chega ném ametade de camaçari não tem a riqueza que camaçari é mais organizada que camaçari uma vergonha isso
O PROBLEMA ESTÁ NA GANÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS E HOJE A EXPRESSO VITÓRIA ESTÁ PAPANDO TUDO OU SEJA ASSUMINDO AS LINHAS DAS EMPRESAS QUE NÃO QUEREM MAIS RODAR OU ATENDER A MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA E AI EU PERGUNTO E QUANDO A EXPRESSO VITÓRIA TAMBÉM JOGAR A TOALHA ALEGANDO QUE A CONCORRÊNCIA COM OS CLANDESTINOS TA DEMAIS E QUE NÃO DÁ MAIS E AI ENTREGA AS LINHAS E TCHAU ??!! SEM CONTAR QUE OS ÔNIBUS DA EXPRESSO VITÓRIA TODOS VELHOS VINDO DO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, E DA OTT TRANS DE SALVADOR OU SEJA A VERDADEIRA RAINHA DA SUCATA DA… Leia mais »
As empresas Brisa e Cidade das Águas prestavam um bom serviço de transporte, eram fiéis cumpridores de horários, colaboradores eram educados e atenciosos com passageiros, ônibus em perfeitas condições de uso; se essas empresas d3scontinuaram os serviços por causa da concorrência com ligeirinhos, a culpa total é da própria população usuária do serviço de transporte público, se havia ônibus e cumpridores de horários, porque optar em pegar transporte clandestino??a agora todos pagam pelos erros de uns!!
Alguns não ,desacordo se tem espaço pro ligeirinho e por falta de comprimento de horário a brisa não era tbm isso tudo não viu ,e outra pagámos e temos q ter um transporte público mais ficar só falando não resolve então aceitar e ficar esperando o pior
A Univale anunciou que entregaria as linhas da região metropolitana, ainda durante a gestão de Elinaldo; o que Caetano tem a ver com isso? Que eu saiba, nada! Infelizmente os prefeitos das cidades envolvidas ou são todos culpados, ou todos inocentes! Mas, se os transporte clandestino não tivesse clientes, situações como essas não aconteceriam!
Com relação aos ônibus da Expresso Vitória, nem se compara com a qualidade e o bom estado de conservação dos ônibus da Cidade das Águas e do Brisa; infelizmente a troca foi feita, sem pensar nos péssimos serviços prestados nem na qualidade dos ônibus, são muito velhos, sucateados! Creio que ao invés de ter permitido a retirada ou substituição de empresas, o certo era ter investido na segurança de colaboradores e passageiros das empresas que saíram, e coibido com conscientização, o serviço de transporte clandestino, em Camaçari e cidades da região metropolitana.
Aguardando a mais de uma hora o dias davila, fora q sem cobrador fica difícil pra chegar em no horário, está difícil
Os empresários são os mesmos de sempre.
Engraçado esse jornalista politico de Camaçari Roque santos só publica quando muda a gestão. A população viveu caos no governo de Elinaldo e Flávio matos 8 anos sem ônibus.
Agora que a nova gestão assumiu tenta enganar o povo novamente.