Uma moradora de Simões Filho foi internada e está em tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Couto Maia, em Salvador, após ser diagnosticada com o Vírus Ilhéus. O hospital é unidade referência no cuidado a doenças infecciosas.

O Vírus Ilhéus é transmitido através de mosquitos e é comum em aves e roedores, mas é raro em humanos. O vírus foi batizado com esse nome já que foi descoberto no município de Ilhéus, no sul da Bahia, em 1947. Até então, só há casos de contaminação com o vírus no Brasil, Equador e Bolívia.

A paciente de 41 anos, que não teve o nome divulgado, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com fadiga, dificuldade de engolir os alimentos e dor de cabeça.

A secretária de saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, afirmou que “ela deu entrada no dia 31 de janeiro, mas depois de tomar a medicação ela apresentou outros sintomas como hipotensão severa, sudorese, confusão mental e dificuldade respiratória e também de articular as palavras. Ela chegou a ser intubada. O exame de laboratório é que foi o sinalizador e chegamos a pensar que pudesse ser um caso de dengue grave ou chikungunya, o que foi descartado pelo setor de sorologia da Ufba, confirmando em seguida o vírus Ilhéus”.

A princípio o caso é isolado no município e não há relatos na Bahia e nem em outras cidades do Brasil. A Secretária de Saúde alerta ainda que já adotou medidas como a investigação epidemiologica no municíoio e ações de bloqueio com agentes de endemias e vigilancia epidemiológica, em toda a cidade.

“Estamos ainda em contato com a vigilância epidemiológica do estado para fazer a captura dos mosquitos para investigação e estamos eliminando os focos, orientando a população e nos próximos dias vamos passar o fumacê”, disse Iridan.

 

 

 

0 0 votos
Article Rating