Uma mulher foi presa pela Polícia Civil do Distrito Federal na na terça-feira, 14, por suspeita de maus-tratos contra a própria mãe, uma idosa de 69 anos. O fato ocorreu em Taguatinga Sul.

Segundo informações da polícia, a vítima vivia em condições insalubres e foi encontrada em “estado vegetativo, sem dentes, muito magra e desnutrida, trajando apenas fralda suja e com diversas feridas abertas pelo corpo”.

Conforme a publicação do G1, investigações da polícia apontam que a filha recebia R$ 3,9 mil da aposentadoria da mãe e gastava todo o dinheiro consigo mesma. Após ser encontrada e prestar depoimento à polícia, a mulher foi detida em flagrante.

Denúncia
Os investigadores chegaram ao caso após receberem uma denúncia de um médico do Núcleo de Atendimento Domiciliar (Nrad) do Hospital Regional de Taguatinha, que prestava atendimento à vítima. O profissional relatou o possível caso de maus-tratos aos policiais, que foram até a casa onde a idosa mora.

Segundo a corporação, a vítima foi encontrada em estado de saúde grave. Uma das feridas exibia o pulmão da idosa, que precisou ser encaminhada em uma ambulância ao hospital, onde passou por cirurgia.

Ainda segundo o G1, a residência estava em “péssimas condições de higiene”, com lixo espalhado pelo ambiente e forte odor de urina e fezes. Além disso, o quarto onde a idosa estava não possuía ventilação, e a cozinha era suja e cheia alimentos abertos.

Os policiais identificaram a filha da idosa, que era responsável por cuidar dela. Em depoimento, a mulher disse que a mãe se alimentava por sonda e utilizava fraldas oferecidos pelo governo e, por isso, não tinha despesas com ela. Ela também confirmou que usava o dinheiro da aposentadoria para si.

A filha vai responder por três crime previstos no Estatuto do Idoso:

Deixar de prestar assistência ao idoso em situação de iminente perigo ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa – pena de 6 meses a 1 anos de reclusão e multa;
Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes – pena de 2 meses a 1 ano de reclusão e multa;
Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso – pena de 1 a 4 anos e multa.
Idosa é encontrada em condições insalubres no DF — Foto: Polícia Civil/Divulgação

0 0 votos
Article Rating