Cruz das Almas e Valença estão entre os 132 municípios da baiana que terão o sinal analógico cortado a partir desta sexta-feira (15).
O prazo final do Ministério da Comunicação é de que até junho de 2025 todas as cidades tenham o sinal suspenso. Com isso, a população que ainda usa o sinal antigo precisará fazer ajustes para assistir aos programas de televisão.
Para entender melhor, se sua TV tiver sinal digital a sintonia é automática. Mas caso seja um modelo mais antigo é necessário usar conversor.
O prazo para que o antigo sinal fosse encerrado estava previsto para o fim deste ano. Porém, houve um escalonamento e novos prazos foram estabelecidos à medida que instalaram os equipamentos necessários para a operação do sinal digital.
Na Bahia, Salvador foi a primeira cidade do estado a receber a tecnologia digital. Na capital, o sinal analógico foi desligado em 2017.
Como assistir o sinal digital
O sinal digital é gratuito e disponibiliza aos telespectadores imagem e som com alta qualidade, sem chuviscos ou ruídos. Para recebê-lo é necessário ter uma televisão que aceite o sinal digital ou adquirir um conversor, no caso de TVs mais antigas.
Para aparelhos fabricados antes de 2010, é preciso obter uma antena externa UHF/VHF e conectá-la na televisão;
Para TVs fabricadas depois de 2010, não é necessário adquirir o conversor, pois elas têm esse equipamento embutido;
Depois de completar as instalações, o telespectador deve realizar, com o controle remoto, a busca e a sintonia dos canais no menu da televisão.
Teofilândia, Teolândia, Ubaíra, Umburanas, Valença, Várzea da Roça, Varzedo, Vereda e
Wagner estão entre as cidades.