O Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-Cimatec), situado na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Itapuã, em Salvador, disponibilizou gratuitamente um supercomputador para pesquisadores e startups que investigam o novo coronavírus (Covid-19). A máquina, inclusive, estará disponível pelos próximos 90 dias.

Aqueles pesquisadores interessados em utilizar o equipamento devem realizar uma inscrição prévia, pela internet. Ademais, o supercomputador também será disponibilizado para auxiliar no apoio ao uso do ambiente de supercomputação, suporte para compilar códigos, execução, seleção de bibliotecas e atividades que possam acelerar a obtenção de resultados nos estudos relacionados a doença.

Foto: Reprodução / Valter Andrade – Coperphoto – Sistema FIEB

A estimativa é de que a medida ajude pesquisas de análise do sequenciamento de genomas, correspondência de genomas com todos os genomas já conhecidos pela comunidade, mutações, cenários de risco, modelagem de sistemas de apoio ao combate do novo coronavírus, bem como o combate aos efeitos provocados pelo vírus.

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Senai-Cimatec e a empresa Nvidia/Atos, que forneceu uma unidade de processamento gráfico (GPU) para hiperescala com valor de mercado estimado em R$ 1 milhão ao Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (CS2I).
Coronavírus na Bahia
Até as primeiras horas desta terça-feira (31), o estado já havia registrado mais de 170 casos confirmados da Covid-19. Dois óbitos também foram registrados.

0 0 votos
Article Rating