Na grande final, Rafaela enfrentou a alemã Theresa Stoll, de 22 anos, em duelo muito equilibrado. Com pouco mais de um minuto para o fim, Rafaela conseguiu um wazari, abrindo 1 a 0 no placar. Quando parecia que iria vencer, a campeã olímpica acabou levando um golpe. Inicialmente, o árbitro central apontou ippon, para a comemoração da alemã. No entanto, após revisão de vídeo, a arbitragem voltou atrás e apontou wazarri, deixando o duelo empatado. Depois do susto, a brasileira conseguiu aplicar novo wazari a poucos segundos do fim para vencer por ippon.

Esta foi a primeira vez que Rafaela Silva subiu no pódio no Circuito Mundial em 2018. Desde o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a judoca não havia vencido um torneio internacional, tendo como melhores resultados um 3º lugar no Grand Slam de Ecaterimburgo (Rússia) e duas medalhas de prata, no Grand Slams de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e no Grand Prix de Tbilisi (Geórgia), todos torneios disputados em 2017.

Além de Rafaela, outros quatro brasileiros competiram nesta sexta-feira no GP de Budapeste. Raphael Miaque (60kg), Diego Santos (66kg), Nathalia Brigida (48kg) e Kamila Silva (57kg) não conseguiram passar à fase final para a disputa de medalhas.

0 0 votos
Article Rating