A expectativa é de um Bahia fechado para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre, na partida marcada para este domingo, às 17h (horário de Brasília). A estratégia do técnico Cristóvão Borges deve ser esperar os gaúchos no campo de defesa e explorar os contra-ataques.
Prova disso é a própria escalação que o treinador deve mandar a campo. Nesta quinta-feira, ele formou o meio-campo com três jogadores de marcação: Fahel, Feijão e Rafael Miranda. Com Marquinhos como dúvida, em tratamento de uma lesão na coxa, Souza foi o responsável pela armação das jogadas.
A estratégia de um time mais fechado, preocupado sobretudo com a marcação, fica evidente nas palavras dos próprios atletas. O meia Marquinhos ressalta que essa é a principal característica do time de Cristóvão Borges.
– Nossa maior força é a marcação. A gente não pode fugir disso. Temos que marcar forte e aproveitar os contra-ataques, para conseguir fazer um ou dois gols. Eles [o Grêmio] precisam da vitória, sabemos que a torcida vai empurrar, mas, a depender de como o jogo se encaminhar, a torcida pode ficar contra e temos que aproveitar – afirma.
Wiliam Barbio segue a mesma linha do colega. Ele espera um jogo difícil, avisa que os dois times precisam dos três pontos, mas que o Bahia precisa ainda mais.
– A gente vai sabendo que vai ser um jogo difícil, que o Grêmio precisa da vitória, e a gente mais ainda. Quando tiver a oportunidade, precisamos marcar. Temos que jogar fechados, buscando o contra-ataque – avisa o atacante.
Por enquanto, o treinador tricolor ainda não conversou com os jogadores a respeito do adversário. Ele deve fazer isso no treino desta sexta ou na concentração, como explica Barbio.
– Ele [Cristóvão Borges] ainda não passou nada para a gente. Deve passar amanhã [sexta] ou na concentração. Mas enfrentar o Grêmio, em qualquer circunstância, é difícil. É o Grêmio, e jogando na casa deles. A torcida vai apoiar, e eles tem grandes jogadores, como o Barcos
Se Cristóvão repetir no jogo a mesma equipe que treino na quinta, o Bahia vai a campo com Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Jussandro; Feijão, Fahel e Rafael Miranda; Souza, Wiliam Barbio e Fernandão.
*G1.