Depois de garantir que ficaria no Fluminense até o final do Campeonato Brasileiro, mesmo em caso de rebaixamento, Vanderlei Luxemburgo recebeu a noticia na tarde desta segunda-feira de que não é mais o treinador do Tricolor das Laranjeiras. A decisão da diretoria do clube carioca foi tomada após a derrota para o Corinthians neste domingo, por 1 a 0, em Araraquara – o nono resultado negativo em sequência na Série A.
Após o confronto deste domingo, Vanderlei Luxemburgo não esteve nas Laranjeiras nesta segunda-feira, mas, de acordo com o site oficial do clube, foi notificado de sua demissão pelo próprio presidente Peter Siemsen. Em comunicado oficial, o Fluminense, que ainda não revelou o substituto do treinador, também aproveitou para agradecer o empenho do treinador e de sua comissão técnica.
Em má fase nesta reta final de Campeonato Brasileiro, Luxemburgo ficou bem perto de ser demitido antes do clássico com o Flamengo, no dia 03 de novembro, mas acabou bancado por Celso Barros, presidente do patrocinador do Fluminense. A decisão contrariou até mesmo Peter Siemsen, mandatário do clube carioca, que gostaria de uma mudança no comando da equipe para tentar sair desta incômoda situação.
A manutenção de Luxemburgo, no entanto, parece não ter dado resultado. O Tricolor das Laranjeiras foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, ainda com o rival poupando alguns jogadores titulares. Na sequência, perdeu para o Corinthians pelo mesmo placar, neste final de semana, terminando a 33ª rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O nono resultado negativo foi o estopim para os mandatários.
Com 36 pontos, na 18ª colocação, o Fluminense corre para anunciar um novo treinador nas próximas horas. Assim como na primeira vez em que Luxemburgo balançou no cargo, Caio Júnior é o nome mais cotado para assumir o comando do Tricolor das Laranjeiras. O presidente Peter Siemsen se reúne com outros dirigentes para definir esta situação rapidamente.