“Não é do Brasil, não é responsabilidade nossa”, o pronunciamento diz respeito à uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), na saída de uma reunião no Ministério da Defesa, segundo informações do jornal O Globo. Bolsonaro estava se referindo as manchas de petróleo encontradas desde o início de setembro em mais de uma centena de praias no litoral nordestino.

De início, o presidente informou que existe uma análise do governo para saber a origem das manchas. “Nós estamos investigando, analisando, porque tem um DNA. Por exemplo, não é produzido em nenhum poço brasileiro. E não é comercializado de fora para cá esse tipo de óleo também”, explicou.

Em seguida ele declarou: “Então, uma certeza: não é do Brasil, não é responsabilidade nossa. A análise continua para saber se a gente consegue detectar de que país é, da onde veio, qual navio petroleiro que derramou esse óleo lá”, finalizou.

Ainda segundo Bolsonaro, até o momento, foram identificados cerca de 140 navios que fizeram o trajeto por aquela região. No entanto, o mandatário brasileiro não soube responder se o governo pode pedir uma indenização ou tomar outras providências caso se descubra a origem dos vazamentos.

No estado da Bahia, até o momento, as manchas de óleo já foram encontradas desde a última quinta-feira (3) nas localidades de Jandaíra (praias de Mangue Seco e Coqueiro); no Conde (praia de Siribinha).

0 0 votos
Article Rating