Não há mais focos de fogo na área do depósito que foi atingido por incêndio esta semana, no bairro Jardim Limoeiro. É o que informa a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec), neste sábado (20). Agora, o órgão atua de forma intensa na cobertura do material queimado.

Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, explica que “a ação é necessária para evitar que a fuligem e os odores acabem atingindo as residências, tendo em vista o forte vento”. Para a ação, o órgão utiliza duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira e um carro-pipa. Desde o início das ações de combate ao fogo, cerca de 320 mil litros de água foram utilizados.

O trabalho de cobertura do material deve ser concluído até a segunda-feira (22). A previsão é que neste domingo (21), as famílias das casas circunvizinhas, que haviam sido evacuadas, comecem a ser contatadas, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), para o retorno às residências.

Considerado pela Defesa Civil como um dos maiores incêndios ocorridos em Camaçari nos últimos anos, as chamas, que começaram na vegetação, na última quarta-feira (17), atingiram um depósito, que armazenava materiais reciclados de forma irregular, quando o fogo alcançou grandes proporções em poucos minutos. Diante disso, a prefeitura montou uma força tarefa para atuar no combate ao incêndio e na assistência às famílias afetadas.

 

Bombeiros e profissionais da Compedec estão no local desde o início

Bombeiros permanecem no local do incêndio em Camaçari

Dezesseis bombeiros permanecem nesta desta quinta-feira (18) realizando o rescaldo numa área de materiais recicláveis atingida por um incêndio, no bairro do Jardim Limoeiro, em Camaçari.

Uma retroescavadeira está dando apoio, abrindo espaço entre a área atingida e revirando o material. O objetivo é fazer com que qualquer possível novo foco de incêndio seja resfriado. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi acionado por volta das 15h desta quarta-feira (17).

Cerca de 70% dos materiais para reciclagem encontrados em um depósito, que pegou fogo e alcançou grandes proporções, na tarde desta quarta-feira (17), foram queimados até as primeiras horas desta quinta-feira. O restante do material foi isolado e não corre risco de pegar fogo novamente.

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, o incêndio deve ser totalmente debelado ao longo do dia, quando o rescaldo for finalizado pelo Corpo de Bombeiros. A situação foi controlada por completo ainda na madrugada desta quinta-feira.

Ainda conforme Ivanaldo, as famílias evacuadas não terão o retorno liberado para suas residências até que a fumaça no local seja extinta. ”É uma fumaça tóxica, a Defesa Civil isolou o local. Não vamos liberar a volta das famílias [até a extinção da fumaça]”, disse o coordenador, em entrevista ao programa Bahia no Ar.

Segundo Ivanaldo, o material estava na empresa há alguns anos. ”Não tinha um hidrante, não tinha extintor de incêndio, não tinha nada. Esse material tem anos aqui”, apontou o coordenador.

Em conversa exclusiva com o Bahia no Ar, um homem, apontado como vigilante do depósito, afirmou que no local funcionava uma espécie de cooperativa, que recebia materiais para reciclagem de toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esse material teria sido alcançado por chamas que atingiram uma vegetação próxima, aumentando a proporção do incêndio.

0 0 votos
Article Rating